17 de dezembro de 2007

"O leitor é um porco"

A minha filhota - que, para quem ainda não sabe, tem dois anos - alertou-me no outro dia para um facto perturbador: "O leitor é um porco".
Andava pela casa toda a perguntar "O leitor?", ao que eu questionava "Qual leitor filha?" e ela respondia insistentemente "O leitor!". Como quem diz, então, tu que já és grande e ainda por cima jornalista, não sabes quem é o leitor? Sem saber o que fazer perguntei-lhe "Quem é o leitor?". Resposta iluminada: "O leitor é um porco."
Reflecti bastante sobre isto do leitor e finalmente compreendi. O leitor é assim a modos que um leitão fora de prazo, rechonchudo e amoroso, que se debate com problemas de obesidade ao mesmo tempo que tenta emancipar-se e sair de casa dos pais sem recorrer ao crédito. O leitor é aquele porco pro-activo que está a construir uma casinha de tijolos e cimento com as suas próprias mãos!
Já sei quem é o leitor, agora só me falta descobrir uma forma de explicar à minha criança que na língua portuguesa existem umas "coisas" chamadas consoantes mudas, tais como a letra h... Porquê? Porque o leitor é.... o simpático porquinho Heitor, protagonista de um dos livrinhos da minha filha.

Sem comentários: