24 de janeiro de 2008

Fundamentalista passiva é que não!

Não sou fumadora e se há coisa que me incomoda é sair de um café ou de um restaurante defumada em SG Gigante! Mas, raios me partam se não prefiro engolir passivamente um maço de tabaco do que um fundamentalismo à moda de Santa Comba Dão, com regras medidas a esquadro e perímetros delimitados a compasso!

Fumadores activistas e anti-fumadores de base, já ouviram falar em bom senso? É que a mim parece-me haver sensibilidades a mais e respeitinho a menos da parte de ambas as facções!

Imaginem pois, que a lei do tabaco se aplica a outras "coisas" tão ou mais perniciosas para a saúde - física e mental - da espécie humana. Como seria?

A mim incomoda-me o cheiro a sovaco alheio, por exemplo! Em que é que isso prejudica a saúde, perguntam vocês! Prejudica muito. Só quem anda de autocarro na baixa lisboeta sabe o treino de estômago e mente que é necessário para engolir os gómitos que aquilo provoca. A pessoa não fica bem, enfrasca-se em rebuçados ou pastilhas para enganar os sinais do corpo... daí a uma úlcera, problemas de dentes ou diabetes é meio caminho andado. Mas o que fazer? Criar uma lei que obrigue as pessoas a tomar banho - ou, pelo menos, a lavarem-se por baixo - diariamente? Era uma ideia e se calhar, dependendo da clientela, até havia muitos voluntários a inspectores... Mas cheira-me que a estupidez dos legisladores não chega a tanto!

Há também quem se sinta intelectualmente ofendido com o ruído de pipocas a estalar na cremalheira do vizinho do lado no cinema! Vai que sai uma lei a proibir mascar (pastilhas, pipocas, batatas fritas e afins) em locais de entretenimento. Ufa, finalmente, diriam os iluminados da Sétima Arte. Eu acho mal. Primeiro, porque muitas das vezes as fitas são tão fraquinhas que se não fossem os M&M com amendoim ou as tiras de milho a noite era um fiasco! E depois, porque isso iria gerar ainda mais desemprego e greves! Em Hollywood têm a greves dos argumentistas, em Portugal instalava-se a greve dos pipoqueiros.

Com este discurso meio, se não totalmente, disparatado, quero apenas dizer que BASTA um bocadinho de bom senso para que se fume sem se incomodar quem come, para que se coma sem se incomodar quem ouve e para que se oiça sem se incomodar quem trabalha! É ASSIM TÃO COMPLICADO?

1 comentário:

ana sofia santos disse...

eu ate fico com medo quando chegamos ao verao e tenho de andar de comboio/metro. nada melhor que cheirar o nosso proprio sovaco :)
mas mascar ou comer maças de boca aberta a fazer imenso barulho no local de trabalho e a uma segunda-feira as vezes baralha o cerebro e os nervos