7 de fevereiro de 2008

"E esta... hein?"*


TRABALHAR MAIS DE 40 HORAS POR SEMANA FAZ MAL À SAÚDE!

A notícia foi hoje publicada aqui mas não mereceu honras de grande destaque! Nem ali, nem a nível nacional... anda tudo caladinho!

Na minha, salvo seja, empresa há uns lugares especialmente reservados para fotocópias de artigos de Economia relacionados com a produtividade das pessoas e das empresas! Se calhar vou imprimir este e colocá-lo lá, em jeito de actualização! Ora bolas, lembrei-me agora que, por causa da dita produtividade não tenho acesso a impressoras nem fotocopiadoras... essas máquinas do Demo!

Resta-me esperar que o patrão dê de caras com o estudo, elaborado pelo Governo de Barcelona, e o coloque nos ditos locais. Mas espero sentada, porque as varizes não ficam bem a ninguém!

Fosse este um estudo encomendado pelo Governo português e o resultado seria outro. Alcochete, por exemplo! Ou então OTA. Até parece que oiço o ministro a justificar a conclusão no Parlamento: "Senhores deputados, após um exaustivo estudo, concluímos que trabalhar mais de 40 horas por semana provoca Alcochete nas pessoas!" E pimba, lá estava a mensagem subliminar para convencer o pessoal acerca da "melhor" localização para o novo aeroporto em Portugal! Contudo, quer-me parecer que, quando o tal novo aeroporto for uma realidade, já teremos sido todos engolidos por um qualquer buraco negro à espreita no Universo!

Voltando ao que interessa, os cientistas espanhóis concluiram que trabalhar mais de 40 horas por semana faz mal à saúde, tanto física como psicologicamente. As mais lesadas são as mulheres, em grande parte porque recai sobre elas quase [Srs. jurados, é favor ignorarem a palavra anterior] todo o trabalho doméstico, mas também porque, do ponto de vista emocional respondem pior à pressão. Choram e tal! Cenas de gaja.

Quanto aos homens, só são afectados aqueles que têm altos cargos de responsabilidade e recebem ordenados chorudos! É neste ponto que eu, escrava do lar e das teclas, me sinto solidária com o meu patrão, esse ser incompreendido. Na volta também chora sozinho, como as gajas, ao som da Ágata!

* Já dizia o Fernando Pessa

1 comentário:

Brisa disse...

Acho graça que vejam as lágrimas de uma mulher como um sinal de fraqueza emocional! Os homens não choram porque receiam perder testosterona, e, por outro lado, não têm em cima metade da pressão que uma mulher tem de sustentar todos os dias e em cima de uns saltos altos!