1 de fevereiro de 2008

Quem se lixa é sempre o Sr. Joaquim!

Por esta altura já todos (mesmo aqueles que, como eu, não fumam) se aperceberam que quem quiser retirar um simples maço de tabaco de uma qualquer máquina especificamente produzida para esse efeito - e cujo principal atractivo era não estar sempre a chatear o Sr. Joaquim e evitar conversas do tipo "ófaxavore, é um SG Xpto... não Homem, light, claro! Pensa que quero morrer cedo ou quê?". Era meter a moeda, retirar o produto e o troco e toca a andar - tem agora de pedir ao Sr. Joaquim que desbloqueie a máquina!

E porque está a máquina bloqueada, pergunta a D. Ivone do sexto andar que, como lhe custa subir escadas e tem medo de andar de elevador, não sai muito à rua. Porque, respondemos em uníssono, só pode comprar tabaco quem tiver mais de 16 anos! Cabe pois, uma vez mais, ao Sr. Joaquim a tarefa de policiar a juventude que por ali anda a rondar a máquina com intenções manifestamente ilegais.

O que está mal é estes gajos que lesgislam estarem sempre a dar e a retirar poderes ao Sr. Joaquim! E sem qualquer tipo de suplemento no ordenado de cada vez que lhe atribuem mais uma função ou sem um cêntimo de indemnização quando lha retiram sem anestesia!

Isto tudo porque já se adivinha a entrada em funcionamento de uma máquina revolucionária que vai facilitar a vida ao Sr. Joaquim (que é como quem diz, retirar-lhe poderes policiais). Então não é que no Japão se lembraram de fazer uns cartõezinhos azulinhos, para oferecer gratuitamente ao pessoal que comprove ter mais de 20 anos, sem os quais passará a ser impossível retirar tabaco das máquinas?!

Portugal deve estar pronto a adoptar o esquema. Claro está que o problema nacional, depois de gastos milhares de euros nisto, será algo que deve dar origem a uma conversa do género: "Mas ó Sô dôtore, diga-me lá como é que temos a certeza que os putos não roubam os cartões aos pais ou, até, que não os falsificam! É que os japoneses são bem mandados mas os nossos jovens são uns malandros duns sacaninhas, sabe?" Ao que o ministro responde "Pois é Sôr engenheiro, temos de reunir para debater essa eventualidade e delinear estratégias. Daqui a dois meses parece-lhe bem? E que tal se for em Albufeira?"

Pode ser que os engenhocas japoneses, à falta de nicotina no sangue, consigam mesmo inventar uma tal de uma maquineta que, só de encarar com a fronha de um gajo e de contabilizar as suas rugas, sabe logo a idade exacta dele!!! A nível nacional vai, novamente, dar barraca. Porquê? Porque pessoas como a Lili Caneças vão ver-se impedidas de abastecer a pochette dos cigarros por uma possidónia de uma máquina ó'tumática que as vai mandar directamente para o jardim infantil... de tal modo é esticadinha a pele das tias!

Sem comentários: