28 de fevereiro de 2008

Mobbing Dick!

Em 1990, o psicólogo alemão Heinz Leymann definiu um conceito muito interessante acerca da pressão exercida no local de trabalho, regra geral de forma descendente, a que vulgarmente damos o nome de assédio moral! O MOBBING.

"Fenômeno no qual uma pessoa ou grupo de pessoas exerce violência psicológica extrema, de foram sistemática e recorrente e durante um tempo prolongado - por mais de seis meses e que os ataques se repitam numa freqüência média de duas vezes na semana - sobre outra pessoa no local de trabalho, com a finalidade de destruir as redes de comunicação da vítima ou vítimas, destruir sua reputação, perturbar a execução de seu trabalho e conseguir finalmente que essa pessoa ou pessoas acabe abandonando o local de trabalho."

São muitas as fases do mobbing e impossíveis de prever os seus efeitos colaterais. É inegável que, a nível nacional, o patronato padece deste "síndrome psicossocial multidimensional". A próstata do meu que o diga...

1 comentário:

Brisa disse...

Mobbing, bulling... no fundo é tudo e sempre a mesma coisa: um ou dois energúmenos armados em superiores que só conseguem respirar tendo uma pata a esborrachar alguém. Tire-se-lhes as vítimas e veremos a miséria humana de que são compostos! Podem vir novas teorias e com nomes ingleses que vai dar ao mesmo: na nossa raça há-de haver sempre um senhor e um vassalo.